Blog Air Company

Compressor de pistão x compressor de parafuso: qual o melhor para pequenas e médias empresas?

O compressor de pistão é um velho conhecido das pequenas e médias empresas que utilizam ar comprimido em suas operações. A tecnologia apresenta bom custo-benefício quando a demanda é urgente e a capacidade de investimento é reduzida.  No entanto, a linha G de compressores parafuso da Atlas Copco é uma tecnologia superior que requer um investimento um pouco mais alto, mas proporciona maiores vantagens em longo prazo.
Por isso, antes de investir em um novo compressor, vale a pena conhecer e calcular as diferenças entre as duas soluções. A seguir, preparamos um guia rápido para te ajudar nessa tarefa. Confira! 

1. O compressor de parafuso consome menos energia

São 3 os fatores que contribuem para essa vantagem:
Maior vazão efetiva: o compressor de pistão comprime em média 70% do ar aspirado, enquanto o compressor de parafuso garante 100% de compressão. Com menor rendimento, o compressor de pistão gera menos ar e consome mais energia.
Menor potência: o compressor de parafuso gasta menos energia para gerar o ar comprimido que os compressores de pistão, por isso, possui um motor de menor potência. Exemplo prático: um compressor de parafuso G7 da Atlas Copco de 11 hp (7,5 kW) gera o mesmo volume ar que um compressor de pistão de 15 hp (11 kW).
Banda de pressão variável: o compressor de pistão trabalha com bandas de pressão fixas. Já o compressor de parafuso consegue se adaptar à demanda de pressão e gastar somente o necessário.

2. O compressor de parafuso permite ciclos de trabalho 100% contínuos

O elemento de parafuso rotativo patenteado da Atlas Copco permite uma operação contínua e confiável. Já os compressores de pistão operam em ciclos de trabalho menores, que variam conforme o modelo, pois precisam de paradas para resfriamento. 

3. O compressor de parafuso requer maiores intervalos e menores custos de manutenção

O compressor de parafuso tem periféricos mais caros, mas demanda muito menos paradas para manutenção. Enquanto o compressor de pistão pede manutenção a cada 50, 100 ou 200 horas, um compressor de parafuso pode funcionar por até 2 mil horas até a primeira manutenção e 4 mil horas até a segunda.
Considerando todas as paradas, os custos das peças de reposição quase se equiparam entre os dois modelos, mas os custos da mão de obra de manutenção no compressor de pistão ficam muito maiores.
Com o compressor de parafuso, é possível reduzir essa despesa em até 76%.

4. O compressor de parafuso é mais silencioso

Os compressores de parafuso Atlas Copco são uma alternativa silenciosa aos compressores de pistão. Isso é possível graças à tecnologia de parafuso rotativo, que reduz consideravelmente as vibrações, e à sua cabine acústica total, que favorece níveis de ruído extremamente baixos.

5. O compressor de parafuso garante melhor qualidade do ar

Um compressor da linha G pode ter diversas configurações, conforme a necessidade do cliente. A versão com todos os recursos de tratamento do ar vem com um secador integrado: que remove a umidade do ar comprimido antes que ele entre na rede.
Isso evita ferrugem na tubulação, reduzindo a umidade, os aerossóis e as partículas de sujeira que podem danificar o sistema e contaminar o produto final. Ainda, os filtros de alta qualidade evitam a contaminação por óleo.

6. O compressor de parafuso é fácil de instalar e operar

Os compressores de parafuso da Atlas Copco são compactos, flexíveis e estão disponíveis em diferentes versões. Lembrando que todos os itens são integrados, reduzindo alguns transtornos como necessidade de várias chaves de partida, pontos de monitoramento, válvulas e conexões.
Assim, o conceito de instalação é plug-and-play: tudo o que você precisa é de um espaço apropriado, uma fonte de energia e uma rede de ar.

Fonte e Saiba Mais: https://eficienciaenergetica.atlascopco.com.br/compressor-de-pistao-x-compressor-de-parafuso-qual-o-melhor/

 

Soluções em Ar Comprimido e Refrigeração

Região Metropolitana de Campinas

Fale Conosco

Rua Jacarandá Brasiliana, 96 - Nova Veneza Sumaré SP

  • (19) 3114-9450 

  • (19) 3246-3344

  • vendas@aircompany.com.br

Cadastre

Cadastra seu contato, e receba dicas e novidades.

Air Company
Olá, tudo bem? Seja bem vindo a nossa central de vendas.