Podemos dizer que o aumento do consumo de energia do compressor está diretamente relacionado ao esforço para manter a pressão necessária da operação, ou seja: a pressão que os equipamentos pneumáticos precisam para funcionar corretamente. O consumo de energia aumenta quando:
Existe ineficiência no compressor, podendo ser por manutenção atrasada ou tecnologia antiga. Logo, consome mais energia.
Ocorrem perdas de carga ao longo da tubulação, o compressor precisa compensar essa perda. Logo, consome mais energia.
Ou, quando o sistema está dimensionado incorretamente, ele pode trabalhar mais, funcionar de forma desordenada ou operar em pressão mais elevada que a necessária. Logo, consome mais energia.
E por que é tão difícil perceber que algo está errado no sistema de ar comprimido?
No começo, o usuário dificilmente identifica a perda de eficiência dos componentes do compressor: afinal, ele sempre vai trabalhar mais para compensar as perdas de carga e manter a pressão necessária.
Muitas vezes é difícil perceber o aumento do consumo por faltar monitoramento constante.
Muitas empresas estão acostumadas com operações ineficientes e nem sabem que existem alternativas para reduzir esse custo.
Quer saber um diagnóstico dos seus equipamentos ou evitar desperdício de energia? fale com nossos técnicos especialistas.
Quer saber mais sobre eficiência energética ou nossos produtos?
Entre em contato ou acesse nosso site.